7.3.10

Festival da Canção 2010 | "Há Dias Assim"

Acho que tenho mesmo que pensar seriamente em desistir de seguir isto. Só me chateio com estas coisas. É que há sempre algo que eu não acho correcto. Ora é a votação que é aberta antes de se conhecer as canções/actuações. Quando surge empates na votação final a do júri é a que vale. Metem júris a fazer de conta que estão a mostrar os votos de um distrito e são apenas os desejos dos três escolhidos (na maioria gente já com uma certa idade) para representar o tal distrito. Não sou contra júris (desde que saibam o que estão a avaliar), só acho que deveriam existir nas semi-finais e não na finalíssima. Assim olhem só para o que aconteceu na noite passada, depois de toda a gente ter ficado a saber quem era a vencedora: a RTP só ouviu assobiadelas e apupos! É que pelos júris (60 pessoas) a vencedora foi a Filipa Azevedo com o tema "Há Dias Assim" e o público elegeu a Catarina Pereira com a música "Canta Por Mim". A Filipa nem no pódio entrou pelos votos dos portugueses. A Catarina recebeu 56% e a Filipa apenas 6% da votação do público. E quem é que vai à Noruega representar Portugal? A Filipa. Há coisas fantásticas, não há?

Os autores/músicos têm de saber para o quê que se candidatam. A maior parte não sabe o que é realmente a Eurovisão e tinham obrigação de saber. Há canções que são bonitas, e esta que ganhou é, mas para fazer parte de um CD e não de um Festival na Europa, onde a cultura é que deveria ser exposta. Venceu uma balada bem cantada, mas não acrescenta nada de novo. E logo este ano, no meio de 20 baladas, esta (parecidíssima com "A Bela e o Monstro") não se vai destacar. As minhas três eleitas para Oslo eram as seguintes, por esta mesma ordem:

Pássaro Saudade - Seis Po'Meia Dúzia: Uma canção tradicional portuguesa e com uma melodia saborosa. Original, diferente, com uma roupa adequada ao tipo da música, e o mais importante, alegre! Os europeus gostam disto, basta nos lembrar-nos da Lúcia Moniz, dos Alma Lusa, e dos últimos vencedores, os Flor-de-Lis.

Canta Por Mim - Catarina Pereira: Era a mais festivaleira, é aquilo que se costuma ver na ESC. Apesar de ser uma "imitação" da Grécia em 2008, até à data (e já poucas faltam ser apuradas) não havia nenhuma com este estilo.

Alvorada - Vanessa: É uma balada, mas com uma voz fortíssima. Por momentos fez-me lembrar a Vânia Fernandes com a "Senhora do Mar", arrepiei-me a ouvi-la.

Fiquei revoltada com a escolha.

1 comentário:

Patricia disse...

olá :)

ouvi a música hoje e acho-a um pouco "fraquinha" para o festival... mas oxalá que eu me engane.

bjs